© Copyright 2009 - DDEFENSIVA
Todos os direitos reservados.
Contato: Mauro Vasques Bodra
(55) 8102.0963
ddefensiva@gmail.com

_______________________
Guia Prático de Direção, Trânsito e Tráfegos Defensivos:


Saiba como adquirir o seu CD - ROM clicando aqui
_______________________

07 maio, 2009

Acostamento, segundo C.T.B.

Desculpem a demora de nova postagem, mas estive muito ocupado em terminar meu TCC de minha pós graduação em DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS PARA A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL. Neste momento meu trabalho está com minha orientadora específica para sua análize e assim estou com uma folguinha temporária.



ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

PISTA - parte da via normalmente utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais.


PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

VEÍCULO AUTOMOTOR - todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos (ônibus elétrico).

EMERGÊNCIA – Ocorrência de perigo, situação crítica; incidente, imprevisto (www.dicionariodeportugues.com)

CIRCULAÇÃO – trânsito: a circulação dos automóveis (http://www.dicionariodeportugues.com/)


PEDESTRE - Pessoa que anda a pé (www.dicionariodeportugues.com)

BICICLETA - veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste Código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.




Assim a definição de Acostamento ficaria desta forma:


ACOSTAMENTO: parte da via (superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central) diferenciada da pista (parte da via normalmente utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais) de rolamento destinada à parada (imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros)ou estacionamento (imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros) de veículos (todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos (ônibus elétrico), em caso de emergência (ocorrência de perigo, situação crítica; incidente, imprevisto (www.dicionariodeportugues.com) ), e à circulação (trânsito: a circulação dos automóveis (http://www.dicionariodeportugues.com/)) de pedestres (Pessoa que anda a pé (www.dicionariodeportugues.com)) e bicicletas (veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste Código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.) , quando não houver local apropriado para esse fim.





Nunca trafegue pelo acostamento





Tenha atenção a possíveil desnível entre a pista e o acostamento




Só utilize o acostamento em caso de emergência






4 comentários:

  1. Boa tarde querido, por favor no dia 13/02/2010 viajando para minha casa de praia na BR 101 parei em um posto de gasolina e meu filho caiu e quebrou o braço, corri com o meu filho para o primeiro hospital em Manilha e andei alguns metros pelo acostamento tendo em vista que meu filho estava com muita dor. a viatura da policia rodoviaria me multou no acostamento nesta situação de emergencia, como posso fazer para entrar com um recurso para anular esta multa? Gostaria muito de um modelo de recurso pois não pois sou administrador e não tenho não nenhuma de recurso juridico de multas. Desde já agradeço luc.net@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi sou agente de transito e fico feliz em saber que voê esta dando dicas de como se portar no transito, gostaria que nas seuas postagem comente mais como os pedestre devem agir, essa é uma das grandes dificuldades que observo enquanto estou trabalhando.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mauro, o meu nome é Hélio sou professor e atuo em CFC em Porto Alegre/RS, gostaria de parabenlizar pelo teu trabalho, fiquei interessado no CD-ROM.

    Att,
    Hélio

    ResponderExcluir
  4. Bom tarde Mauro,como devo fazer para recorre de uma multa de acostamento,quando tava indo para o trabalho pela Df-463 sentido lago sul brasilia,eu fui multado pelo agente do DER,que todos os dias fica escondido atrais de um porte de luiz,Mauro lá é uma pista de mão dupla é tem um alto índice de acidente eu entrei no acostamento porque no sentido contrario vinha um outro carro fazendo uma ultrapassagem por esse motivo tive que entra no acostamento. Mauro o meu e-mail,joaoimoveisdf@gmail.com

    ResponderExcluir